V de Vingança (FILME)

Guy Fawkes (Iorque, 13 de abril de 1570Londres, 31 de janeiro de 1606), também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da Pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento inglês durante a sessão.
A Graphic novel V de Vingança, com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd, possui fortes influências da "Conspiração da Pólvora". Um dos personagens que atende pelo codinome V acaba por concretizar os planos da conspiração explodindo o parlamento inglês num futuro dia 5 de Novembro. Este personagem esconde seu rosto atrás de uma máscara de Guy Fawkes usada na Noite das Fogueiras e o objetivo dele é iniciar um levante contra um regime fascista que se instalou na Inglaterra após uma guerra biológica.

Uma rima tradicional foi criada em alusão à Conspiração da Pólvora:
"Remember, remember, the 5th of November

The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason,
why the gunpowder treasonShould ever be forgot."

Tradução livre:
"Lembrai, lembrai o cinco de novembro

A pólvora, a traição e o ardil
Não sei de uma razão para a traição da pólvora.
Ser algum dia esquecida "

Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de Novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night). Irónico pensar em tal fato ao ver o filme V de Vingança. Pegar um suposto traidor, em um dia que é comemorado o dia da traição deste e torna-lo herói é algo que exige coragem. Mas ao me perguntar (embora conheça pouco da história Inglesa) porque deve ser queimado alguém que supostamente tentou mudar as coisas? Estando Fawkes certou ou errado na luta. É importante que ele lutou (porque não compara-lo ao nosso Tiradentes?). Resumindo V de Vingança é um filme que considero realmente muito bom, e com certeza estará em um programa do Filosofia POP (em breve falaremos sobre ele aqui). Pensar em V de Vingança e não parar por um instante se quer para discutir como o nos cristãos estamos lutando (ou deixando de lutar e apenas sendo submissos a um sistema pós-cristão) pela liberdade a qual nos pregamos. Olho em volta e parece que simplismente não estamos preparados para a revolução que a tempo pregamos, se Jesus está realmente voltando então temos um problema, pois estamso vivendo como se nada no mundo fosse mudar, como se tudo o que existe é o que deveria existir e ponto final. Só me resta gritar: "Lembrai, lembrai o cinco de novembro / Não sei de uma razão para a traição da pólvora. / Ser algum dia esquecida ".

Um comentário:

  1. outra coisa interessante no filme o aspecto de apresentador e desmitificar as ideologias

    ResponderExcluir