Donnie Darko (Filme)

Donnie Darko é um filme para se assistir mais de uma vez e, de preferência, com vários amigos(as) (e de preferencia amigos "nerds" ou Cinéfilos (que no final devem ser as mesmas pessoas). Isso porque o filme é complexo a ponto de incitar longas discussões e possui ótimos diálogos, que renderão gargalhadas coletivas.

É como se aqueles filmes de terror sem motivação alguma que você assistia na adolescência ganhassem pitadas de De Volta para o Futuro, roubassem umas referências dos livros de algum bom escritor de Terros (o qual não irei citar nenhum, pois nunca li livros desse estilo, um dia prometo ler para saber quem é ou não é bom no ramo). Mas vamos colocar que eles roubassem referências dos livros de Stephen King (já vi filmes dele, isso deve servir) e tivessem a sagacidade das discussões de Seinfeld. (bem quem é nerd entendeu tudo até aqui e já deve estar com vontade de ver o filme, se esse não é teu caso, acho melhor não ver o filme, tu "vai xingar muito no twitter" por perder tempo na vida vendo isso)

O pior é que nem sei o que eu pensei do filme... Mas sei que o veria novamente (ah, a trilha musical é muito bem escolhida). Me senti perdido, como quando vi Vanila Sky (outro filme que recomendo, muito bom), mas agora foi algo muito mais profundo. Sinto que tem alguma coisa ali no filme, uma mensagem que deveria entender, aplicar em minha vida, mas não sei muito bem o que seria ela.

Estamos longe de achar alguma coisa muito sólida nessa filme, até porque ali há de tudo. Não acredito que o filme feche em algum pensamento ou tenha um objetivo bem especifico a passar. No final ele quer apenas fazer-nos sentir algo e que também possamos refletir sobre o que sentimos. Tudo que mais me calou fundo na alma tem mais haver com toda minha jornada de vida até antes de começar o filme do que depois de te-lo visto, pois se Deus, fé e solidão me calam fundo a alma, é porque já o fazia a tempos.

Tanto Donnie Darko (o personagem principal do filme) tanto a minha pessoa, e acredito que poderia acrescentar nessa lista, você, meu queria leitor, não sabemos bem o que é real ou o que é falso. Na vida, parece que algumas coisas se encaixam perfeitamente bem, mas outras parecem não fazer sentido algum. Ao mesmo tempo que temos tantas certezas as duvidas nos assolam de maneira grandiosa. Vivemos com essa dicotomia todos os dias, vivemos não porque resolvemos todas nossas duvidas, mas porque acreditamos que um dia poderemos entende-las. É, esse é um mundo muito louco, muito, muito louco.

Uma frase do seriado Lost veio muito forte em minha mente no momento onde Donnie Darko conversa com uma psiquiatra sobre solidão e cita o exemplo de uma cachorrinha dele que havia morrido. A frase é a seguinte, "Vivemos juntos, morremos sozinhos" E ai que acredito que entra Deus. Não quero viver nem morrer sozinho. Se for possivel mudar tudo melhor, mas no final, mesmo se alguma coisa mudar, no final o risco de morrer sozinho é muito grande.

Nessa mesma cena existe uma discussão bem legal sobre Deus, não sei se entendi parte dela (talvez por ser profunda, talvez, e acredito mais, por ser confusa mesmo, como uma discussão sobre Ele não seria complicada?), mas o importante é que gostei dela; Sinto-me muito como Donnie; Não sei muito bem se Deus existe, mas se não existir vai fazer muita falta, afinal, não quero morrer sozinho (e quem é que quer?).

Um comentário:

  1. Aqui explica o filme:

    http://forum.vaidigital.com.br/index.php?topic=1762.0

    Ass: Swrain

    ResponderExcluir