Os Indomavéis (FILME)

Já começo falando o que eu achei do filme: Gostei demais. Realmente uma volta ao velho estilo que consagrou o cinema americano no passado (o popularmente conhecido bang-bang). O tempo do roteiro é demais, todas as coisas que ocorrem no filme não são forçadas e é fácil entrarmos dentro do filme e sentirmos as emoções dos personagens (ok, o final pode ser complicado de se aceitar, mas eu gostei e nesse artigo defendo
 o porque, mas sem contar nada, ok?)

Um filme bom (para mim) é aquele que consegue fazer-nos importar com a história e com os personagens (sabe aquele momento que você olha para a tela e grita: em cima de você, cuidado. isso torna o filme bom... rs). E esse é o caso de Os Indomaveis. Tem de tudo, ação, comédia, suspense, romance (meio complicado, mas tem... rs). 

Gosto de pensar o filme, tentar entende-lo. Os Indomáveis é um filme para ser visto, revisto e discutido, realmente fantástico. Afinal de contas, porque no final tudo acontece do modo de acontece?

Primeiramente um adentro sobre o que eu acredito em relação a influencia dos filmes: Acredito que um filme serve para divertir os telespectadores (sim eu acredito nisso). Assim como eu acredito que ele (o filme) tem poder de influenciar pensamentos filosóficos (isso mesmo, acredito que um filme possa falar para um telespectador em que ele deve acreditar), mas não acredito em uma manipulação mídiatica total da mente dos telespectadores (ou seja, o filme te influencia, mas você é livre para ser ou não influenciado). O que acredito, em resumo, é que niguem tenha um completo conjunto ético/filosófico formado e por isso todos estamos abertos a amalgamas de diversos pensamentos, incluindo as dos filmes.

Voltamos a nossa programação normal: Esse filme (to falando novamente sobre Os Indomavéis) traz a oportunidade de uma grande discussão, um tanto complicada, mas muito importante para o nosso mundo atual. Longe de querer chegar a alguma resposta fixa quero parar para pensar em que ponto nosso sistema ético tem em comum com a ética mostrada pelos dois personagens principais do filme. 

Perguntas realmente importantes de fazer ao estar em contato come este filme são: Qual a ética existente no pensamento de Wade? Apesar de este ser um homem que aparente ter alguma ética, esta se mostra por demais pós-moderna (onde absolutos ou mesmo coerência dentro do sistema ético não tem tanta importância). E aqui acredito estar a maior fonte de discussão do filme. Apesar de cronologicamente estar no Velho Oeste 
Americano, os Indomáveis se encontram filosoficamente na pós-modernidade (época a qual vivemos). 

Analises de certo ou errado em nossa conjectura não fazem mais tanto sentido como faziam anteriormente. É interessante notar como os dois protagonistas do filme, em vários momentos, parecem estar sonhando em viver o que a outro vive. (embora o que ache interessante é que ambos querem apenas as coisas boas do outro, não querendo ser o outro. Existe uma influência, no comportamento de ambos, nesta pequena vivência pelo deserto).

Em suma isso parece mostrar quem sabe uma falta de identidade, ou mesmo felicidade com a identidade, por parte dos protagonistas. Embora prefira acreditar que esse não seja tanto o ponto, mas sim que o pensamento de nossos dois hérois sejam: quero ser e viver aquilo que for melhor para mim no momento em que estiver (o que de forma pragmática é útil para a sobrevivência de ambos).

Por mais que na ética pós-moderna (e no filme) seja privilegiado esse tipo de pensamento camaleão, é certo (tanto na vida como no filme) que sempre existirá um momento em que uma decisão forte deverá ser realizada (e nesse momento é preciso saber quem somos, o que queremos, o que realmente acreditamos e pelo realmente vale a pena lutar). Esse momento chegou na vida de Wade e ele pode fazer uma decisão, será que se quando chegar o meu momento saberei o que fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário