Ponte para Terabítia (FILME)

Um filme que tenha foco no publico infantil é, na maioria das vezes, distituido de uma filosofia que realmente possa ser discutida posteriormente. Ponte para Terabítia parece tem algo a mais, junte uma mãe preocupada em ajudar seu filho (no caso a autora do livro), uma boa história de magia onde a imaginação é levada a ultimas consequências, mas cujo principal objetivo é servir com condutora em busca da transformação de antigos paradigmas (temos aqui todos os requisitos que eu espero de uma boa fantasia). Com raras excessões encontro nesse filme uma perfeita combinação de bons momentos, diversão e uma grande lição. Ponto positivo para a direção e roteiros, os quais juntos nos forçam não apenas a usar a nossa imaginação, mas como acreditar na veracidade da Terra de Terabítia (claro que é preciso levar em consideração o baixo orçamento do filme, o qual impede de muitos detalhes serem melhores). 

A atriz mirim tem uma atuação irretocavel e é em seu papel que encontro a frase mais marcante do filme: "Feche os olhos e mantenha a mente aberta". Uma simples lição com a qual começamos a entender que nem tudo o que é bom na vida tem que ser extremamente real (e com real quero dizer algo que tire toda a fantasia e a imaginação, em busca de um racionalismo piega e sem sentido). Ponte para Terabítia mostra que existe muito mais do que podemos ver, e mesmo se não pudermos ver algumas coisas isso não quer dizer que elas não estejam ali. E claro, indica-nos que o uso da imaginação tem poder transformador real em nossas vidas, então cuidado com o que você imagina. 

Para terminar uma pergunta que não quer se calar: Afinal, qual a moral desse filme? Acredito que sejam varias, mas duas me marcam profundamente, 1) pessoas vão embora facilmente, aproveite e viva intensamente ao lado delas. Assim quando elas se forem que você tenha apenas boas recordações; 2) sempre existirá um local para irmos, um local onde a nossa esperança será refeita e conseguiremos forças para as lutas da vida, para tanto, basta apenas usar a imaginação.

Tenho que confessar: minha formação cristã não me deixa quieto. Então tenho que comprar algumas coisas do filme com a Bíblia: sempre existirá um local, o qual podemos até mesmo chamar de Terabítia (ou quem sabe Narnia ou até mesmo Terra Média), pois o que realmente importa ali não é o nome que damos, mas sim a pessoa que ali encontramos. Um local onde seremos coroados com príncipes e princesas. Esse local está cada dia mais perto de se tornar real (Mateus 24 1-18), tão perto que nem é preciso muito esforço para imaginarmos que ali estamos (Apocalipse 21:1-4). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário